Economia

Empresas do segmento de energia fotovoltaica debatem setor em conferência virtual

19 Mai 2021

ADENOR quer fortalecer atividade no Norte de Minas

 

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – ADENOR realizará o I Webnar de Integração do Grupo de Energia fotovoltaica, nos dias 26 e 27 de maio. A webconferência pretende fortalecer o segmento e integrar as empresas e instituições que atuam com geração de energia fotovoltaica no Norte de Minas Gerais. E instituições como a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, AMAMS, ACIJAN, ADESEG, IDENE, ABGD, BNB, FUNDETEC, SEDE, SEBRAE, ROTARY e IFNMG apoiam o evento, porque apostam no seu desenvolvimento e consolidação.

Com o patrocínio da Balfar Solar, CMU e Solatio, AMAMS, ABGD, EAB Energias e da Cooperativa de crédito Sicoob Credinor, o I Webnar do segmento de energia fotovoltaica será gratuito. De acordo com a programação, o evento será dividido em blocos. A abertura será no dia 26 de maio, às 9h, feita pelo presidente da ADENOR, Alexandre Ramos e por Davidson Dantas, Presidente da Consultprime. Em seguida, terá início o primeiro bloco, que tratará sobre as oportunidades de negócios.

A BALFAR SOLAR, produtora de painéis no Paraná, traz as possibilidades de expansão com novas fábricas e a proposta de implantação de uma unidade de produção de Células fotovoltaicas. O tema será tratado por Fredmann Luiz Fávaro, diretor comercial e financeiro da Balfar Solar.

Ainda pela manhã, às 10h, o assunto será “Retrospectiva e tendências para energia solar”, por Fernando Antônio Madeira, Consultor e Pesquisador nas áreas de novos materiais, implantação de usinas solares fotovoltaicas e tecnologias sustentáveis. Seguido por Douglas Ângelo Teixeira, Coordenador do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Professor dos cursos de Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, com o tema “Capacitações na Área da Energia Fotovoltaica”.

“A competitividade dos arranjos produtivos locais na retomada do crescimento pós pandemia” será debatida por Emilio Beltrami, CEO da empresa de Consultoria Conect, projetos de cooperação internacional em parceria com o Centro Tecnológico Cosmob da Itália. As observações dos participantes deste dia serão encaminhadas para a ADENOR.

No dia 27 de maio, quinta-feira, a partir das 9h, o Webnar promove o Bloco Negócios que estão em andamento no Norte de Minas. Walter Luiz de Oliveira Fróes da CMU/Solatio, fala sobre o momento da energia fotovoltaica no Brasil. O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, empresário da Liderança Solar, aborda sobre “A micro Geração, um modelo de negócios”. Em seguida, será a vez do tema “A energia solar – Geração distribuída como fator de desenvolvimento Econômico e inserção social”, por Marcos Fábio Martins de Oliveira, sócio da Sertão Solar.

Ainda neste bloco sobre negócios, um depoimento da EAB Energias, com Waldeir Oliveira, Diretor de Operações e Projetos. Todas as participações terão no máximo 15 minutos de duração, para dar dinamicidade à conferência virtual.

O Webnar terá um espaço para apresentação de instituições com ofertas de crédito para investimento no setor de energia solar. A partir das 9h45, a Cooperativa de Crédito Sicoob Credinor e em seguida, Wesley Mácio Gonçalves Maciel, Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, com suas linhas de crédito para energia solar.

Para encerrar, o último bloco será institucional. A partir das 10h, com interações de 15 minutos, o primeiro tema será “Seja Solar, seja Solidário- Gerar e consumir nos limites do município. A força da energia solar para a geração de trabalho e renda”, por Walter Abreu, Superintendente Econômico da AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE.  Projetos Sociais do Rotary em Energia Fotovoltaica”, com o Engenheiro Nelson Leite.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio, abordará sobre “Políticas de energia renovável para Minas Gerais”, às 11h. Logo após, o Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE, Nilson Borges, tratará sobre “A importância da cadeia produtiva da Energia Fotovoltaica na geração de emprego e renda no Norte e Nordeste de Minas Gerais”.

As inscrições estão abertas no link www.2kp.com.br/adenor. Mais informações pelo telefone: (38) 98407 4137 38 /2101 3319.