25ª Fenics

SAM aborda sobre benefícios da tecnologia na vida das pessoas

21 Out 2020

A Sul Americana de Metais (SAM) participa da 25ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros (Fenics), tradicional mostra de negócios realizada anualmente pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). Em 2020, estreia a versão online, numa co-realização com o Sebrae e a Fiemg. A feira começou nessa terça-feira (20/10) e vai até sexta-feira, capacitando seus expositores e fomentando negócios através da inserção do empresariado no mundo digital.

Nesta quarta-feira (21/10), às 16 horas, a diretora de relacionamento e meio ambiente da SAM, Gizelle Andrade, vai moderar o painel “Como a tecnologia e a inovação mudam as indústrias e melhoram a vida das pessoas”. Farão parte do debate a CEO da SPIC Brasil (State Power Investment), Adriana Waltrick, o diretor de marketing estratégico da Huawei do Brasil, Thiago Fontes, e o consultor de tecnologias para mineração da Caterpillar – Sotreq, Francisco Neto.

Todos os temas serão abordados sob a ótica social, como o uso das tecnologias 5G, Inteligência artificial e cloud se direciona em benefício das pessoas. Outro assunto importante que será debatido é a tecnologia voltada para a automação de máquinas e equipamentos de grande porte com resultados na melhoria da segurança, diminuição de emissões, entre outros benefícios.

As oportunidades relacionadas a essa tecnologia também serão apontadas, como a promoção de treinamentos de pessoas locais, possibilidades de abertura de escritórios na região, bem como surgimento de novos negócios.

Além disso, será tratada a questão das novas alternativas à geração de energia e à matriz predominante do Brasil (hidroelétricas), já que o Norte de Minas tem enorme potencial para energia solar, eólica e biomassa. Isso trará geração de novos negócios e empregos a partir de iniciativas como a da SAM para uso da energia limpa.

E mais: será discutida a transformação no setor energético no desenvolvimento de outras fontes que podem contribuir para que haja uma diminuição do preço final ao pequeno consumidor para que ele até possa participar como autoprodutor nessa transformação no setor energético. Para participar do painel basta acessar o link: https://event.webinarjam.com/register/99/krgn7cv9SOBRE A SAMA Sul Americana de Metais –SAM é uma empresa brasileira com sede em Minas Gerais que tem atuação voltada para extração e comercialização de minério de ferro. Possui escritórios nas cidades mineiras de Salinas, Grão Mogol e  Belo Horizonte.

É idealizadora do Projeto Bloco 8 desenvolvido para ser sinônimo mundial de segurança e inovação. Formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água, além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social.

O investimento atual previsto pela empresa Sul Americana de Metais (SAM) para o empreendimento é de 2,1 bilhões de dólar estornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do norte do estado em um produto de alta qualidade. A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro.

A construção da barragem de água do Rio Vacarias permitirá a disponibilidade de água às comunidades locais. Com distribuição prevista pelo Governo do Estado haverá uma quantidade de água disponível equivalente ao abastecimento de mais de 640 mil pessoas por dia, superior à população de Montes Claros. A SAM vai também realizar, em parceria com o governo do estado, um projeto de irrigação para apoio à agricultura familiar local.