Rede Voluntariado

Rede Voluntariado da ACI participa de Fórum Internacional

18 Ago 2017

O evento tem a chancela da ONU e trata sobre Desenvolvimento Sustentável

Na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, a Rede Voluntariado da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros será um dos cases de sucesso no V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, em Belo Horizonte.

O evento, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas – ONUirá discutir a relação entre voluntariado e os ODS (criados pela ONU), com o objetivo de tratar a prática de voluntariado de forma metodológica e impactante, para que possa contribuir, efetivamente, com uma sociedade mais justa. O evento terá a participação de importantes profissionais e gestores ligados às questões sociais.

Idealizado em 2010  pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – MINAS VOLUNTÁRIOS, o evento será realizado com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG. Dois temas principais serão abordados: “Financiamento para Infraestruturas de Voluntariado – Práticas e desafio para a agenda 2030” e “Voluntariado, Juventude e ODS – Construindo o futuro que queremos”.

“Representantes de governos, empresas e sociedade civil juntos numa discussão ampla e representativa, sobre as teorias e a práticas do voluntariado e sua importância para se alcançar as metas do Desenvolvimento Sustentável, da ONU”, explica Mônica Torquato, diretora da Rede de Voluntariado da ACI.

A RV foi criada há sete anos com o objetivo de aproximar pessoas que desejam ser voluntárias de instituições que são carentes de organização e demandam por mais apoio. “Durante esse período a Rede avançou de 15 para 41 entidades cadastradas, as quais tiveram suporte na gestão (jurídico, econômico, administrativo) para se organizarem na obtenção de recursos e prestação de serviços”, conta Newton Figueiredo, presidente da ACI.

A Rede Voluntariado tem como uma de suas principais ferramentas um Portal, no qual todas as entidades estão inseridas e a pessoa pode escolher qual deseja contribuir como voluntário. Rita Bichara é consultora de gestão estratégica e atua como voluntária na equipe da Rede desde o projeto de criação. Ela vai contar um pouco dessa iniciativa, como um dos case de sucesso, do Fórum Internacional. “Somos a única Associação Comercial que possui uma diretoria e departamento exclusivo para a causa social. O conceito de desenvolvimento sustentável deve passar pelas empresas como missão também, daí a iniciativa de Montes Claros ter tanta importância. Estamos avançando nesta jornada com a ajuda de parceiros associados e da sociedade”, pontua.