Câmara da Mulher Empreendedora empossa diretoria

Evento teve o “2º Painel de Lideranças Femininas que inspiram” com a participação de mulheres extraordinárias

De acordo com pesquisa do Sebrae de 2022, feita com base em dados do IBGE, mais de 34% dos empreendedores do país eram mulheres. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros tem a Câmara da Mulher Empreendedora, com o objetivo de apoiar micro e pequenas empresas criadas por mulheres e fomentar negócios entre elas. No dia 12 de agosto,  a diretoria se renovou para mais uma gestão de muitas ações em prol do empreendedorismo feminino.

Jacyara Mendes assumiu a presidência, tendo como vice, a empresária Daniela Vasconcelos. “A CME tem a missão de contribuir para do desenvolvimento da mulher empresária local e regional, estruturando e capacitando o empreendedorismo feminino. A Câmara hoje é referência nos programas e projetos já consolidados. E se hoje nos dedicamos a apoiar uma rede de mulheres empreendedoras, é graças ao empenho, dedicação e doação de uma diretoria unida, focada e competente”, disse em seu discurso de posse.

Jacyara é coordenadora do PROE Estágios da ACI há 14 anos e respira o associativismo desde quando foi estagiária de Direito, na entidade. “No meio associativista é assim: Ariane Galdino esteve presidente, hoje estou. E  amanhã será uma das diretoras à  frente da Câmara da Mulher. Todas  com o mesmo propósito: conexão com mulheres”, enfatiza.

Ariane Galdino, presidente da CME na gestão 2021/2023, se emocionou ao discorrer sobre os inúmeros desafios e conquistas ao longo de dois anos à frente da Câmara. “A Câmara segue pujante! A nova gestão de Jacyara Mendes e Daniela Vasconcelos, com certeza, será marcada por grandes conquistas em prol do empreendedorismo feminino da nossa região e continuarão contribuindo para o sucesso dessa entidade que caminha lado a lado com a Associação. Gratidão pela oportunidade de ter estado à frente da Câmara da Mulher Empreendedora”.

Painel de Lideranças

Na oportunidade, realizou o 2º Painel de Lideranças Femininas que inspiram, com a presença de mais de 70 pessoas. O evento consiste em um painel com mulheres de destaque no mercado, contando suas experiências como lideranças femininas em suas áreas de atuação. Nesta edição, as convidadas representaram segmentos diferentes, como o associativismo, o terceiro setor, o agronegócio e o varejo. São elas: Bel Mendes, Presidente da Federaminas Mulher e Diretora Plena da ACMINAS; Marlene Cavalcanti, Fundadora e Vice-Presidente da Fundação Sara; Lilian Laughton, Diretora da ADENOR e integrante da comissão da Mulher do Sistema FAEMG; e Elizângela Lopes, gestora de diversos empreendimentos comerciais em Montes Claros. Juntas, elas compartilharam suas trajetórias inspiradoras, desafios superados e lições de liderança. O painel teve a jornalista Juliana Gorayeb como mediadora.

Para a presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, “a CME é atualmente um dos principais projetos da entidade. Sua missão de fomentar a economia e colocar a mulher como protagonista de seus negócios nos ajuda a escrever uma história de crescimento rumo a novas perspectivas de futuro. Mais emprego e renda, com mais oportunidades e principalmente com mais qualidade de vida para todos. Através de exemplos marcantes da atuação feminina, podemos motivar novos negócios e abrir caminho para mais conexões empresariais em nossa região”.