ACI promove Programa Empreender com capacitação para gestores

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros traz para a nossa cidade a segunda edição do Programa Empreender, um projeto da CACB, em parceria com o Sebrae Nacional, exclusivo para os associados da ACI. O projeto é um sucesso e ajuda a fomentar a competitividade de micro e pequenas empresas. O lançamento oficial será no dia 27 de junho, mas as inscrições estão abertas para novos participantes.

O Programa Empreender foi desenvolvido a partir de um projeto de cooperação técnica entre Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (Alemanha), no início dos anos 90. Seu objetivo principal é fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, em cada região onde é implementado.

“Visando, então, trazer mais fortalecimento para a economia local, aumentar o nível de emprego e desenvolver o perfil do empreendedor local, bem como, por consequência, reduzir o índice de mortalidade das empresas em nossa região, a ACI Montes Claros lança, em definitivo, esta iniciativa na cidade”, afirma GislayneLopes, presidente da entidade.

Priscilla Moreira é consultora empresarial e Gestora do Empreender em Montes Claros. Ela conta que “desde novembro de 2022 a ACI criou o primeiro Núcleo de Empreendedores, o Águias do Empreender, que já está funcionando a todo vapor. As empresas membro estão trabalhando juntas, compartilhando conhecimento e trocando experiências, com o propósito de tornarem suas empresas ainda mais profissionais, competitivas e lucrativas. Com reuniões mensais, os membros do Águias do Empreender acompanham a execução de suas ações e, também, definem outras tarefas e atividades, para fomentar o desenvolvimento das empresas participantes do Núcleo. É um trabalho com base associativista, em que a união de forças individuais transforma este grupo em uma poderosa estratégia de crescimento coletivo”, explica.

As vantagens do Programa Empreender são inúmeras e todos saem ganhando: desde o empreendedor que participa do Núcleo, até a comunidade local, que tem a sua cidade mais desenvolvida e com mais recursos. Só em Minas Gerais são mais de 32 municípios rodando o Programa, o que beneficia mais de 1.700 empresas.

Um dos participantes Bruno Quintão, Presidente da ACIABAC - Barão de Cocais, pontua que “o Programa Empreender tem se mostrado um importante instrumento de desenvolvimento dos negócios e, principalmente, da forma de pensar e agir do empresário. Através da metodologia do programa estamos alcançando resultados muito positivos juntos aos associados e também empresários que ainda não faziam parte do movimento associativista, o que fez com que estes vissem a importância e a força de nossa associação. Seus resultados têm agradado nossos parceiros que patrocinam o projeto e justificam todo o investimento. Está sendo, sem dúvidas, um divisor de águas”.

Em Montes Claros, Cibele Medrado, sócia-fundadora da Mecanicar Serviços Automotivos, diz que “partilhar ideias e trocar experiências ajuda a profissionalizar a empresa, criando meios para atingir resultados concretos”.  Outras informações e inscrições pelo telefone 38 2101 3303.