Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros

Entrar

Potencial tecnológico da região é destaque na Open Innovation

Banner

Pioneira no Norte de Minas, a Feira de Inovação teve como intuito fomentar a temática da inovação tecnológica entre as instituições de ensino e o setor produtivo da região

 

A Open Innovation é a primeira Feira de Inovação do Norte de Minas, realizada nos dias 14 a 16 de março, numa parceria entre a ACI e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O evento oportunizou diálogos, trocas de experiências e promoção do conhecimento que provocaram uma mudança na forma de desenvolver soluções e de fazer negócios dentro das empresas. Empresários, pesquisadores, professores e acadêmicos de áreas da tecnologia e inovação estiveram reunidos no primeiro evento da região realizado com o objetivo de fomentar a temática da inovação tecnológica entre as instituições de ensino e o setor produtivo.

 

Entre os convidados, estavam presentes o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o coordenador de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Freitas, o presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Edinei Paiva, e a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre.

A participação foi gratuita e aconteceu no modelo presencial e on-line, pelo Canal Oficial do IFNMG e da ACI Montes Claros no YouTube. Autoridades do meio político, empresarial, da ACI e do IFNMG fizeram questão de marcar presença no evento, que, de forma pioneira, uniu instituições de ensino e setor produtivo por meio de uma temática comum: a inovação tecnológica.

A ideia do encontro consistiu em romper barreiras em prol do desenvolvimento econômico e social. Presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, acredita que “a inovação é como uma alavanca do desenvolvimento, enquanto o IFNMG, como instituição de ensino e pesquisa, contribui com sua expertise e estrutura laboratorial para a realização de ações inovadoras”.

 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, o papel do IFNMG e das instituições de ensino é servir à sociedade. E no campo da inovação e tecnologia, o pró-reitor destaca: “Estamos também abertos para acordos de parceria para a realização de atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo”. Ele ressalta que há uma ideia equivocada de que a inovação e a tecnologia estão restritas ao ambiente acadêmico. “O IFNMG, inclusive, presta serviços de orientação e auxílio para inventores que não possuem vínculos com instituições de ensino ou de pesquisa. Qualquer pessoa que precise de apoio para fazer os devidos registros, pode procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica  do IFNMG”.

 

Toda a programação foi acompanhada de perto pelo Coordenador de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Freitas. Para ele, a missão do Open Innovation IFNMG 2023 é, de fato, “muito especial e muito crítica para a região, que é mudar a matriz econômica aqui do Norte de Minas, estamos falando de deixar de ser um polo de commodities e ser um polo para criar inovação no centro do nosso desenvolvimento econômico”.

 

Para isso, Leonardo Freitas apresentou três vetores que tornarão essa realidade possível: consolidar os ambientes de inovação em todas as cidades, o que não significa construir prédios; integrar governo, universidade e mercado, trabalhando juntos para que a universidade resolva os problemas da sociedade; e conhecer os mecanismos legais de apoio à inovação.

 

Fomentar o desenvolvimento e mudar realidades

 

“Esse projeto de unir instituições de ensino e setor produtivo nasce daqueles que acreditam na inovação, na pesquisa e na missão do Instituto Federal, a fim de fomentar o desenvolvimento local, regional e nacional. É pela cooperação que a gente consegue trazer desenvolvimento para uma área de abrangência que tanto precisa, como a área em que estamos inseridos: Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Noroeste de Minas”, pontuou Joaquina Nobre, reitora do IFNMG.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães, aproveitou a ocasião para destacar o potencial da região e a importância de o ambiente acadêmico interagir com o mercado. “Nós temos que sair de dentro dos nossos gabinetes, dos nossos laboratórios e ir para os territórios, ver o que a população precisa e com a nossa capacidade e inteligência mudar realidades”, afirmou o vice-prefeito.

De acordo com o coordenador de Ambientes Inovadores e Startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Freitas, a missão do Open Innovation IFNMG 2023 é, de fato, “muito especial e muito crítica para a região, que é mudar a matriz econômica aqui do Norte de Minas, estamos falando de deixar de ser um polo de commodities e ser um polo para criar inovação no centro do nosso desenvolvimento econômico”.

Para isso, Leonardo Freitas apresentou três vetores que tornarão essa realidade possível: consolidar os ambientes de inovação em todas as cidades, o que não significa construir prédios; integrar governo, universidade e mercado, trabalhando juntos para que a universidade resolva os problemas da sociedade; e conhecer os mecanismos legais de apoio à inovação.

 

Os Cases de Sucesso tiveram projetos de empresários e pesquisadores

 

Durante os três dias de evento, foram realizados workshops, exposições de produtos, palestras e apresentação de cases de sucesso de 12 empresas/instituições da região. Cerca de 500 pessoas participaram da programação presencial, já a transmissão das atividades no canal oficial do IFNMG no youtube, contou com mais de 1.850 visualizações. Foram discutidos temas como Projetos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, Captação de Recursos por Meio de Convênios e Parcerias, Processo de Transferência Tecnológica.

 

Os cases de sucesso foram uma oportunidade para empresários mostrarem o que eles têm feito na área da inovação para se manterem competitivos e atuantes no mercado. No painel de Energias Renováveis, o pesquisador Eduardo Gomes, da Ser-Tão Solar, apresentou um drone que ajuda no diagnóstico de suporte à operação e manutenção com câmera termal embarcada. O uso de imagens desta câmera termal possibilita a análise precisa de problemas nas placas solares, causados por sobrecarga, mal ou sujeira. Os dados são georeferenciados e indicam o relatório e localização das placas.

No Painel de Saúde, o Hospital de Olhos do Norte de Minas (HONM) mostrou a inovação em sua gestão hospitalar. O Projeto de Experiência do paciente, juntamente com a Johnsons & Johnsons, criou uma equipe voltada unicamente para atender as necessidades dos pacientes. Com reuniões diárias de 15 minutos, esses “sprints” diários trazem feedbacks sobre os acontecimentos, relatos de pacientes e um momento breve de “brainstorm” para  debate, análise e aplicação de melhorias e experiências positivas aos pacientes.  O HONM é o único hospital oftalmológico de Montes Claros com a  Acreditação Nível 02 da Organização Nacional de Acreditação – ONA, e está entre os 05 hospitais oftalmológicos de Minas Gerais com este selo. Tudo isso graças a uma gestão forte e integrada, com boa comunicação interna, padronização de processos e segurança no atendimento.

O empresário Maurício Sérgio, apresentou o case de sucesso da Asa Saúde. Um software de automação que ajuda profissionais e clínicas na administração da agenda e ações gerais do atendimento ao paciente. “Com a automação do ASASAUDE, o profissional recebe diariamente a sua agenda do dia posterior, com a informação sobre número de pacientes, convênios, e horários. Além de outras funcionalidades, como    Gestão de Recepção, Atendimentos, Gestão Financeira, Gestão de Estoque, Gestão de Relatórios, Planos, etc. Ainda, Wagner Leite, professor e pesquisador do IFNMG Campus Montes Claros, falou sobre o Projeto: Desenvolvimento e fabricação de um sistema para teleterapia mamária em decúbito ventral.

O sucesso da Primeira Feira de Inovação do Norte de Minas só foi possível graças ao apoio de empresas e instituições que investem na ciência, pesquisa e na tecnologia, porque acreditam no poder transformador da inovação em prol de toda a sociedade, sendo elas:

 

ACI Innovation; Sebrae; Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC); Revista Tempo; InterTv Grande Minas; Educadora e Pop 95 FM; Gráfica Modelo; Laboratório Santa Clara; Ser-tão Solar; Trajeto Móveis; Tele Rede; W&W Vídeo Produções; A Venda do Fred; Receita Federal; Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG; DF Decorações; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Hospital de Olhos; Asa Saúde e Banco do Nordeste.

 

Compartilhe

FALE COM A GENTE

Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 232 - Ibituruna, Montes Claros - MG
Segunda a sexta, 08:00 às 18:00 (Horário de Almoço: 12:00 às 14:00)
(38) 2101-3300

Siga-nos