Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros

Entrar

Cidadania portuguesa mais próxima dos norte-mineiros

Banner

Entidades se mobilizam para emissão de passaporte português para gerar mais investimentos e projetos entre os dois países
 
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – ADENOR- e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI, com o apoio do Elos Clube, vão receber o Cônsul de Portugal em Minas, Rui Almeida, no dia 20 de outubro, para mostrar as potencialidades de Portugal. Ele vai receber o cadastro de pessoas que desejem emitir o passaporte português. O objetivo é estreitar os laços entre os dois países, através de investimentos e projetos de desenvolvimento socioeconômico.
O Cônsul, Rui Almeida, do Consulado de Portugal em Minas Gerais, e Carlos Alberto Nunes Lopes, presidente da Câmara  Portuguesa  de  Minas Gerais, vão abordar o tema “O Portugal do Século XXI” - Oportunidades, desafios e atração de investimentos no Norte de Minas. O Cônsul e o presidente da Câmara luso brasileira vão visitar o centro tecnologia Fundetec/ADENOR.
O encontro com empresários e comunidade em geral será na nova sede da ACI, na Av. Major Alexandre Rodrigues, 232, no Bairro Ibituruna, às 18h.
Alexandre Ramos, Cônsul Honorário de Portugal em Montes Claros, destaca que “o movimento econômico de norte- mineiros em busca de oportunidades em Portugal tem crescido nos últimos anos. Em 2019, foi realizado um convênio entre a Universidade do Porto e a Fundetec para projetos entre instituições de pesquisa e acadêmicas. Outra oportunidade é a Inatel, com base na Sudene, fazer projetos com incentivos diferenciados. Ainda temos a Engenharia Biomédica e a energia fotovoltaica, que podem ser algumas das principais tecnologias da região, em curto e médio prazos”.

Passaporte português

O Passaporte português vale para toda a comunidade europeia, e a emissão depende de formulário que será entregue ao cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Ruy Almeida, que responde pelo consulado em todo o estado. O atendimento para cartão de cidadão, passaporte, nacionalidade e transcrição de casamento, será feito mediante agendamento através do e-mail [email protected], indicando nome completo, endereço e-mail, número de celular e qual o ato consular pretendido (cartão de cidadão, passaporte, nacionalidade ou transcrição de casamento).
As informações sobre a documentação que deverá ser apresentada podem ser consultadas no site: belohorizonte.consuladoportugal.mne.gov. O atendimento consular na ACI será no dia 21 de outubro, entre 08h30 e 12h30 e das 13h30 às 16h30, com todo o aparato para captar dados para um formulário, foto e digital, para cidadãos portugueses e seus descendentes. O número de vagas é limitado, por isso é indispensável fazer o agendamento para ser atendido. Ligue 38 -2101 3303 e 98407 4137.

Compartilhe

FALE COM A GENTE

Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 232 - Ibituruna, Montes Claros - MG
Segunda a sexta, 08:00 às 18:00 (Horário de Almoço: 12:00 às 14:00)
(38) 2101-3300

Siga-nos