Entidades fazem avaliação sobre a eleição

Lideranças de várias entidades municipalistas, empresariais, rurais e religiosas de Montes Claros e do Norte de Minas, estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (05), no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, com representantes da imprensa, para uma avaliação sobre o resultado da eleição no domingo (02) e qual será o procedimento de apoios e estratégias para o segundo turno, no próximo dia (30).

A reunião ocorreu um dia após o pronunciamento do governador reeleito por Minas Gerais, Romeu Zema, em rede nacional o apoio à reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro.

O presidente do CIMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, ressaltou a gratidão que tem com o governo Bolsonaro pelo atendimento que deu a todos os municípios do Norte de Minas, no período da pandemia.

“Temos que ser gratos e continuar avançando. Vivemos uma nova realidade de crescimento econômico e de investimentos, não como a que aconteceu em Minas Gerais, no governo do PT, que por falta de repassar os recursos necessários comprometeu várias administrações municipais. O momento é de unir forças para melhorar a votação de Jair Bolsonaro, especialmente no Norte de Minas”, assinalou.

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável - Codanorte, Enilson Francisco, enumerou os investimentos que o governo Bolsonaro, através do Ministério do Meio Ambiente, através da liberação de recursos de R$ 30 milhões para resolver a questão dos resíduos sólidos na região, colocando ponto final em 27 lixões.

Pávilo Miranda, da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – Adenor, destacou que somos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer. “Se o PT voltar a governar o Brasil vai complicar e inviabilizar vários projetos existentes, afetando diversos setores. O atual governo está dando certo e precisamos nos mobilizar para que ele continue.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros Geral – CDL, Ernandes Batata, enfatizou que este é um momento decisivo e que é importante que todos se posicionem em favor do presidente Jair Bolsonaro. “O apoio do atual governo com retorno de pautas importantes foi fundamental para fazer com que a economia voltasse a andar nos trilhos.”

O presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, Leonardo Vasconcelos, salientou que há necessidade de defender a agenda produtiva/positiva que é do governo federal do presidente Bolsonaro. “Nós não podemos repetir os erros dos governos do passado. Nós ouvimos o que o governador Romeu Zema falou ontem, em Brasília, o que os prefeitos passaram com o desastre do governo PT em Minas Gerais. Nós temos que mostrar que temos lado, que é aquele que é produtivo proposto pelo governo Bolsonaro.”

O prefeito de Janaúba, Zé Aparecido, assinalou que três dias após a eleição, no primeiro turno, as lideranças da região, preocupadas com o futuro do país, se reuniram. Argumentou ainda que: “não podemos deixar o país voltar e nem Minas Gerais retroceder e sem estrutura para ajudar à população. “Nós trabalhamos com todos os nossos candidatos amarrados ao presidente Bolsonaro. Temos que convocar o nosso governador Romeu Zema para fazermos uma reunião com todos os prefeitos, vereadores, lideranças empresariais, culturais, religiosas, educacionais e outras para unirmos em nome do Norte de Minas em favor do presidente Bolsonaro.”

O presidente da Sociedade Rural, Moacyr Basso, afirmou que os ruralistas não querem acabar com o meio ambiente, mas sim levar a sério o desenvolvimento e a produção. “O que faz o Brasil ter superávit é o agronegócio. Somente neste atual governo que os prefeitos receberam recursos sem pedir nada em troca. O governo Bolsonaro não está prometendo nada, ele está fazendo e colocando o Brasil entre os melhores países do mundo, mesmo diante desta crise durante e pós-pandemia. Podemos nos transformar rapidamente entre as maiores potências mundiais. Só não enxerga quem não quer ver. A eleição terminou no domingo e na segunda-feira realizamos uma reunião na Sociedade Rural e definimos que precisamos mudar o atual quadro, reunindo com todos os setores da sociedade”, afirmou.

O prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo - Cisarp, conclamou os prefeitos na campanha deste segundo turno: “precisamos que cada prefeito esteja empenhado e comprometido no projeto de reeleição do presidente Bolsonaro, através de reuniões setoriais. Temos que mostrar os números e o que o atual governo proporcionou em relação aos recursos destinados para ajudar no desenvolvimento e no crescimento do município”.

A reunião foi finalizada com a proposta de acertar as vindas do governador Romeu Zema, o senador eleito Cleitinho, o deputado federal mais bem votado do estado, Nikolas Ferreira, a primeira dama Michelle Bolsonaro, a ex-ministra e a senadora eleita em Brasília – DF, Damares Alves, com prefeitos e lideranças ligadas aos setores rurais, empresariais, religiosos e outros.

Por ASCOM/CIMAMS