Com sucesso de público, 27ª FENICS movimenta economia

ACI comemora os resultados positivos da maior feira multissetorial no Norte de Minas

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, com a co-realização da Fiemg Regional Norte, encerrou a 27ª  edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços, nesse domingo. A feira se consolida mais uma vez como o maior evento de prospecção de negócios multissetorial do interior de Minas. Centenas de expositores mostraram seus produtos em 3 mil m² de área coberta, em quatro dias de muitos negócios e network, com a presença de cerca de 80 mil pessoas, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Em 2022 a ACI inovou com o formato híbrido, o site fenics.com.br mostrou a feira ao vivo pelo youtube, em parceria com a Rede Mais Record TV. O Conecta Conhecimento permanece no ar com dezenas de palestras sobre empreendedorismo e gestão. Os estandes virtuais deram a oportunidade de o público vivenciar a inovação, com o metaverso.

Com o tema “Prepare-se para Crescer”, a feira reuniu desde microempresários MEI, até grandes empresas, de diversos setores. Artesanato, alimento, moda, construção civil, educação, tecnologia, saúde, prestação de serviços, enfim, uma gama de marcas que mostraram que estão preparadas para crescer, neste contexto de recuperação da economia. Durante a FENICS, o presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, juntamente com sua diretoria, percorreu os corredores da feira, ouvindo cada expositor.

“Estamos muito satisfeitos, o feedback dos expositores foi bastante positivo e será um desafio superar o sucesso desta edição em 2023. Esta é a missão da entidade, apoiar a classe empresarial, fomentar a economia e contribuir com o desenvolvimento regional. O apoio dos parceiros foi fundamental para este resultado, mas o brilhantismo é de cada expositor que investiu no seu estande, levou produtos de qualidade e atendeu às expectativas dos visitantes”, diz Leonardo.

As palestras gratuitas trouxeram temas, como mercado imobiliário, investimento financeiro e técnicas de vendas, e foram bastante prestigiadas pelo público, no auditório da ACI. A Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae, mobilizou empresas âncoras e fornecedores em um dia de muita troca para os participantes. A 12ª Feira Imobiliária, em parceria com a Caixa Econômica Federal, teve a participação de construtoras e imobiliárias, movimentando o mercado da construção civil. Na praça de alimentação, os shows com artistas regionais e o desfile de moda deixaram o ambiente mais festivo.

Mais negócios e network

A FENICS é uma vitrine para as empresas, também é uma oportunidade para os expositores fazerem negócios entre si. João Paulo, da Agência Alcance, conta que “vai prestar serviço para Giselle Decorações, que tinha um estande ao lado do seu, onde observou seu trabalho e iniciaram as negociações”.

Empresas de outras cidades ampliaram a cartela de clientes na FENICS. Júlia Capuchinho veio de Taiobeiras com uma marca própria de lingerie. “Há quatro anos no mercado, esta é a segunda vez na feira. Em 2019, minha empresa tinha apenas um ano, fiquei impressionada com o tamanho do evento. Desta vez estava mais preparada, estudei formas para fidelizar clientes e captar novos. Com mais experiência, fechei contratos para atacado e vendi muitas peças no varejo, a FENICS é sempre uma experiência incrível”.

A vice-presidente da ACI, Dra Gislayne Pinheiro, destaca que “a FENICS é a ponte entre empresas e clientes em potencial. Os negócios prospectados nestes quatro dias foram na ordem 100 milhões de reais, a partir de contatos durante o evento. Expositores terão os resultados impulsionados a médio e longo prazo, e com esta experiência, já se preparam para a edição da feira, em 2023”.

A 27ª FENICS é uma realização da ACI, com a co-realização da FIEMG Regional Norte, e parceria entre entidades de fomento e empresas, sendo elas a Prefeitura de Montes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Laboratório Santa Clara, Sebrae, Eurofarma, Cristália, Sociedade Rural, Câmara de Vereadores, Sicoob Credinosso, InterTV e Rádio Pop FM. Outras informações no site acimoc.com.br e fenics.com.br.