ACI abre a 27ª FENICS e exalta potencial de crescimento da região

Pequenas e médias empresas são destaque na 27ª edição da feira, que vai até domingo

A maior feira de negócios do interior de Minas teve início na última quinta, dia 15, com uma grande presença de público. A solenidade de abertura da 27ª Feira nacional da Indústria, Comércio e de Serviços contou com lideranças e parceiros, que destacaram a retomada do crescimento da economia no país. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros está otimista, pois o evento mostra o entusiasmo da classe empresarial com estandes de pequenas, médias e grandes empresas, com lançamentos e ofertas especiais para os visitantes.

O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, lembrou que o índice de postos de trabalho no país está aumentando, o que denota a reação da economia após dois anos de pandemia. “A força produtiva se reinventou e segue criando oportunidades de negócios, contribuindo para o PIB ascendente”.

Ele frisa que o empresário está preparado para crescer. “Nosso país está em franco desenvolvimento, só precisamos diminuir a burocracia que é um dos principais entraves para receber investimentos. Especialmente no Norte de Minas, temos como gargalos a questão ambiental no agronegócio, e a morosidade em analisar projetos de energia fotovoltaica, a redenção da região”.

Adauto Marques, presidente da FIEMG, Regional Norte, entidade co-realizadora da FENICS, pontuou que nestes 27 anos de realização, o legado da ACI foi primordial para aatração de grandes empresas. “A Feira é palco para negócios e network, inclusive as tratativas que culminaram em atração de indústrias, como a Hipolabor, Cristália e Eurofarma”. Na oportunidade, representantes destas grandes indústrias farmoquímicas receberam placas de homenagens da ACI e da FIEMG.

Superintendente do Sebrae, Afonso Maria Rocha, também foi homenageado pela parceira do Sebrae nestes 27 anos. Ele pontuou que esteve na primeira FENICS, em 1995, que abrigou 56 estandes. “Hoje, com 200 expositores, o evento é a maior feira multissetorial do interior de Minas. O pavilhão de negócios do Sebrae mostra esta tendência, de acompanhar o desenvolvimento, estimulando a inovação a partir de startups e os negócios, na Rodada de Negócios, que terá 15 empresas âncoras e trinta ofertantes”.

Para finalizar a solenidade de abertura, o vice-prefeito Guilherme Guimarães afirmou que “Montes Claros é a quarta melhor cidade para se viver, em Minas. Este é o resultado do trabalho de líderes que levam o nome do município para todo o país. Montes Claros é referência em desenvolvimento, para tanto basta que o poder público não atrapalhe, mas que estimule a desburocratização para crescer de forma harmoniosa. A FENICS celebra a prosperidade do Norte de Minas”.

A FENICS está on-line no site fenics.com.br, com palestras gratuitas, estandes virtuais e transmissão ao vivo. Neste sábado, a Rodada de Negócios terá início às 9h, com o apoio do Sebrae. A feira vai até domingo, com shows e diversas atrações nos estandes, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a partir das 18h, com ingressos vendidos na bilheteria, no valor de 15 reais.