ADENOR realiza webinar para integrar investidores em Energia fotovoltaica

ADENOR realiza webinar para integrar investidores em Energia fotovoltaica

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – ADENOR vai realizar o I Webnar de Integração do Grupo de Energia fotovoltaica, nos dias 26 e 27 de maio. O evento será online e totalmente gratuito, com o objetivo de integrar as empresas e instituições que se interessam pelo segmento da geração de energia fotovoltaica no Norte de Minas Gerais, fortalecendo a atividade e propiciando o seu desenvolvimento e consolidação.

O evento conta com o apoio de entidades como a ACI, AMAMS, ACIJAN, IDENE, ADSEG, ABGD e empresas do setor de energia.

De acordo com a programação, o evento será dividido em três blocos. O primeiro será o  bloco das oportunidades de negócios, com apoio do SEBRAE. Será um apanhado das ações e trabalhos sobre as oportunidades e os desafios da Energia Fotovoltaica. Produtoras de silício metalúrgico em Minas darão informações sobre as perspectivas de agregação de valor ao produto com o processamento e transformação em silício fotovoltaico. A Balfar Solar abordará sobre a instalação de sua fábrica de células.

O segundo bloco traz dados sobre negócios pela empresa CMU/Solatio – Geração Centralizada;  e empresas de Micro Geração  e EAB – Geração Distribuída. O terceiro bloco, voltado para políticas públicas no setor,  terá palestras com temas, como: Legislação Nacional – Revisão 482 (ANEEL); e Políticas de energia renovável para Minas Gerais, por Fernando Passalio (Secretário de Desenvolvimento).

Questões importantes serão discutidas, como a PL – 5829, com previsão para votação durante a realização do evento. A AMAMS apresentará sugestões para o setor e fará uma carta aberta para a sociedade e outra direcionada para os 583 Deputados Federais, pedindo apoio para a PL citada.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, afirma que "o Governo de Minas atua na diversificação da matriz energética a partir do aumento de projetos de geração de energia fotovoltaica, juntamente com a implantação de empresas fornecedoras de bens e serviços para esse setor. O projeto Sol de Minas faz parte do planejamento estratégico do Governo de Minas Gerais, cujo objetivo principal é alavancar o protagonismo do estado no setor de energia fotovoltaica em relação ao Brasil".

Durante o I Webnar de Integração do Grupo de Energia fotovoltaica, a ADENOR dará início aos trabalhos no Centro de Excelência da Energia Fotovoltaica, e lançará  o Portal da Energia Solar, que ajudará na captação de novos empreendimentos.
“A expectativa é de que cerca de 50 empresas interessadas, dos segmentos diretos da atividade e construtoras, metalúrgicas, prestadores de serviços, participem de um painel no qual poderão apresentar os seus produtos e serviços e que o evento tenha uma audiência de mais de 200 participantes”, diz Alexandre Pires Ramos, presidente da Agência de Desenvolvimento. Mais informações pelo telefone: 38 – 2101 3319.