Entidades e empresas discutem eficiência energética no Norte de Minas

O evento Lado a Lado - Energia da Indústria debate sobre as demandas com a Cemig

A fim de estreitar o relacionamento entre a Cemig e a indústria e identificar as demandas por energia em cada região do Estado, industriais e empresários de diversos segmentos participaram do evento Lado a Lado – Energia da Indústria, nesta última quarta, dia 27, na sede da FIEMG Regional Norte. O encontro foi coordenado pelo presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, que também é membro da Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG, representando o vice-presidente da Regional Norte da Fiemg, Adauto Marques Batista.
O programa Lado a Lado é uma realização da FIEMG com a CEMIG, e percorre as Regionais FIEMG em Minas Gerais, para apresentar os investimentos, plano de expansão e melhorias na rede de distribuição da CEMIG, em cada local.
Nesse momento, com empresas do Norte de Minas, os técnicos da estatal responderam questionamentos dos participantes em relação a solicitações já encaminhadas para o órgão e ainda não atendidas.
“São muitas as dificuldades que os empreendedores e indústrias têm enfrentado pela morosidade e demora na apreciação e liberação das solicitações de acesso e conexão de usinas fotovoltaicas ”, afirma Leonardo.
Ele destaca que “o evento foi uma oportunidade excelente que a FIEMG, com o apoio da Associação Comercial e Industrial, proporcionou para que indústrias e empreendedores pedissem respostas sobre diversos projetos à espera de retorno da estatal”. Segundo Leonardo, “a CEMIG precisa manter um canal aberto com as indústrias e investidores, possibilitando um atendimento mais rápido às demandas apresentadas”.
O engenheiro eletricista, Gerente de Planejamento da Cemig, Alisson Chagas, apresentou o plano de expansão de redes e estações que está em andamento na região Norte de Minas que classificou como “o maior da história da Companhia”. Ele mostrou também a previsão de novos investimentos na região, de 2023 a 2027, que envolvem investimentos da ordem de R$320 milhões. Enfatizou que o órgão é regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que analisa e autoriza os pedidos de expansão de energia. Até 2023, 69 subestações da Cemig, pelo programa Mais Energia, serão entregues em todo o estado.
Os técnicos da CEMIG realizaram atendimento individual para sanar dúvidas dos interessados em tratar de assuntos com mais detalhes. Eles explicaram que tudo o que foi discutido no encontro  terá resposta da empresa, com o acompanhamento da FIEMG, para que o atendimento seja agilizado e a melhor solução seja implementada.

Com informações da FIEMG Regional Norte
Fotos: Rosângela Silveira