ACI empossa diretoras da Câmara da Mulher Empreendedora

O objetivo é intensificar eventos focados em mulheres e fortalecer a economia local

Segundo dados Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres. A fim de contribuir com o sucesso destas mulheres, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros criou a Câmara da Mulher Empreendedora de Montes Claros, cujo principal objetivo é o de apoiar micro e pequenas empresas criadas por mulheres.

A posse aconteceu no último dia 24 de fevereiro, durante a Assembleia Geral Ordinária da ACI, tendo Ariane Galdino como presidente e Jacyara Ferreira, como vice. Desde agosto de 2021, as empresárias se uniram, imbuídas de um espírito empreendedor para dar suporte operacional para outras mulheres desenvolverem e gerirem seus negócios.

Para Leonardo Vasconcelos, presidente da ACI, uma entidade se faz pelas pessoas que se dispõem a realizar suas metas e objetivos. “Com a orientação da Federaminas,  criamos uma Câmara capitaneada por mulheres empreendedoras que valorizam a entidade. Esta representatividade é tão importante em nossa classe empresarial, que antes de tomar posse, o grupo estava na ativa realizando eventos”.

Yara Fernal, presidente da Federaminas Mulher, completa que “os objetivos do desenvolvimento sustentável do milênio tocam em vários pontos de ordem mundial, e um deles é a equidade de gênero. Daí a importância de criar esta Câmara, ao trazer o braço feminino para dentro da entidade, a ACI reafirma sua gestão de planejamento de acordo com as premissas do Século XXI”.

A Câmara da Mulher Empreendedora terá eventos durante o ano para que suas atividades criem uma correlação entre si, além de fortalecer o vínculo das empresárias com a entidade e, principalmente, estreitar os vínculos no intuito de formar uma extensa rede de empreendedoras.

“Acreditamos que a cada encontro realizado e com o suporte das redes sociais - @camaradamulherempreendedoramoc - haja um número crescente de participantes e com isto o consequente aumento da credibilidade das ações gerando o fortalecimento das marcas atuantes. Temos certeza de que o apoio somado a tradição e respeito da entidade ACI proporcionará uma gradativa soma de interesses e superação de expectativas sobre os resultados estimados”, afirma Ariane Galdino, presidente.

São 14 diretoras que disponibilizam voluntariamente seu tempo, conhecimento e expertise para investirem no propósito da entidade, que é o de “Contribuir para o desenvolvimento empreendedor de mulheres”: Ariane Galdino,  Presidente; Jacyara Ferreira, Vice-presidente; Jacqueline Reis, diretora de Relações Comerciais; Tannyt Araújo e Almeida, Diretora Adjunta Relações Comerciais; Daniella Vasconcelos, Diretora de Eventos; Amália Drumond, Diretora Adjunta de Eventos; Cybelle Medrado, Diretora de planejamento estratégico; Maria Letícia Pimentel, Diretora de Responsabilidade Social; Gabriella de Freitas Matos, Diretora Jurídica Executiva; Gilze Oliveira, Diretora Financeira; Laura de Brito, Diretora Adjunta Financeira; Hellen Santos, Diretora de Comunicação e Marketing e Juliana Souza,  Diretora de Capacitação.

Juntas, as empreendedoras vão avaliar e promover oportunidades de ampliar a representatividade da mulher montes-clarense na economia local e regional, formando uma rede de apoio e capacitação com base nos valores do associativismo, sororidade, desenvolvimento, inovação, criatividade, ética e cumplicidade.

Jacyara Ferreira explica que “ao estar filiada a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, automaticamente a empreendedora já se associa à Câmara, gerando uma maior aproximação com as nossas perspectivas, recebendo informações de eventos e palestras, bem como de produtos que podem ser comercializados pela ACI com descontos interessantes e vantagens que só associados possuem”.

Além da expansão de seus negócios, a Câmara da Mulher Empreendedora dentre seus propósitos nasce com a perspectiva de proporcionar a estas mulheres capacitação profissional nas mais diversas áreas do conhecimento administrativo, comercial e do próprio autoconhecimento de forma a demonstrar a relevância do seu papel no cenário corporativo. Outras informações pelo telefone 38 – 2101 3300.