Minas Chega a 1 Giga Watt de potência

Minas chega a 1 Giga Watt de potência

O Estado de Minas Geras ultrapassa, neste mês de abril, a marca de 1 Giga Watt de potência instalada na modalidade fotovoltaica. O estado é o que mais investe em geração distribuída (GD) de energia elétrica no Brasil, e concentra um quinto da potência instalada nacional. Na GD, os consumidores instalam suas próprias usinas de microgeração e minigeração para gerar energia a partir das fontes solar, hídrica, eólica ou a biomassa e biogás.

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, ACI – abraçou a causa desta cadeia produtiva, como de suma importância para o crescimento regional. Atualmente, a entidade está mobilizando deputados para votarem o projeto de lei que pode ser considerado um Marco Legal da GD.  O Projeto de Lei do deputado federal Lafayette de Andrada será uma contraproposta, frente aos impasses da revisão da Resolução Normativa nº 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula a geração distribuída (ainda em processo de avaliação).

Especialmente neste momento em que Minas alcança a marca de 1 giga watt de potência, o presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, destaca que “os norte-mineiros comemoram este número, compreendendo a importância desta atividade para o desenvolvimento regional. Somos o principal “celeiro” desta energia limpa que coloca Minas em destaque no cenário nacional e internacional”, revela.

O estado de Minas Gerais demonstrou como se faz política pública de desenvolvimento de sucesso, provendo a infraestrutura necessária à implantação dos projetos e criando uma legislação moderna, na qual a desoneração fiscal promove o crescimento deste modelo sem prejuízo aos cofres públicos.

“A ACI se congratula com o Governador Romeu Zema e com o Presidente da Comissão das Energias Renováveis da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Gil Pereira por este marco de 1GW e espera que atuem junto a Cemig permitir cada vez mais a democratização deste modelo. Somente assim o cidadão norte mineiro será protagonista neste processo de desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão social, com empregos e renda para todos”, pontua Vasconcelos.

Meta alcançada

Minas Gerais, líder em geração distribuída no País, é também o primeiro estado da Federação a ultrapassar a marca de 1 GW de potência instalada nessa modalidade. A meta foi alcançada no dia 13 de abril. "Esse marco é muito relevante para o Estado, porque os mineiros acreditaram na importância da transição energética e foram atrás, criaram políticas de incentivo estaduais, fomentaram o mercado; hoje os benefícios ambientais, econômicos e sociais são uma realidade", comenta Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia renovável é fornecida por 84.248 usinas de microgeração e minigeração instaladas no estado, que beneficiam mais de 120.929 unidades consumidoras e evitam a emissão de aproximadamente 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Minas Gerais concentra um quinto da potência instalada nacional em GD, atualmente em 5,4 GW. A fonte solar é, de longe, a mais utilizada no estado e no Brasil, em 96% dos sistemas, seguida pelo aproveitamento do potencial hídrico (2%) e pelas usinas a biomassa ou biogás (2%). A GD Solar também desempenha um importante papel de inclusão social no sertão mineiro, com projetos sociais de arrendamento de telhados, qualificação profissional e desenvolvimento regional exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela ABGD na região de Montes Claros, sob a coordenação do diretor regional da entidade, Walter Abreu.