ACI avalia a 30ª FENICS com pesquisa de opinião de visitantes e expositores

Resultados apontam satisfação, expectativa de retorno e sugestões para fortalecer a feira em 2026
A 30ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços – FENICS foi palco de negócios e networking, nos dias 11 a 14 de setembro. O sucesso do evento foi confirmado com pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Montes Claros em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros. Durante os quatro dias do evento, visitantes e expositores responderam a um questionário elaborado pela Economontes – Empresa Júnior de Economia da Unimontes, com o objetivo de mensurar percepções sobre a feira e ajudar a produzir a edição de 2026.
Segundo Gabriel Gonçalves, diretor de projetos da Economontes, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e descritiva, utilizando formulário estruturado com questões fechadas e, em alguns casos, perguntas abertas. A amostra obtida de cerca de 300 respostas assegura representatividade com margem de erro em torno de 5% a 6% e nível de confiança de 95%. “Esse recorte garante diversidade de perfis e opiniões, refletindo de forma consistente a experiência vivida na FENICS 2025”, explica.
Entre os visitantes entrevistados, o índice de satisfação foi elevado: a maioria avaliou a feira entre 8 e 10 pontos em uma escala de 0 a 10. Diretor Comercial da Economontes, Daniel Reis Silva, conta que “o que mais chamou atenção foi a percepção de que a FENICS é um espaço que aproxima consumidores e empresas, fortalece o comércio local e possibilita acesso a novidades em produtos e serviços”.
Grande parte dos entrevistados declarou intenção de retornar na próxima edição, demonstrando fidelidade e expectativa positiva em relação ao evento. Outro dado relevante foi a avaliação da infraestrutura e da organização, observações que reforçam a importância de ouvir o público para alinhar melhorias contínuas.
Do lado dos expositores, os resultados também confirmam o impacto da FENICS como vitrine de negócios. O motivo mais citado para participar da feira foi a busca por visibilidade de marca, seguido por lançamento de produtos e venda de serviços. Muitos também destacaram o caráter institucional, considerando a participação como uma oportunidade de marcar presença, estreitar relacionamentos e firmar parcerias.
A avaliação geral da feira foi novamente positiva, com predominância de notas entre 8 e 10. Entre os pontos fortes lembrados estão as ações promocionais, como distribuição de brindes, degustações e sorteios, além do contato direto com clientes e parceiros. Os expositores de primeira viagem, em especial, atribuíram notas muito altas, enquanto empresas veteranas destacaram a necessidade de constante inovação para manter o engajamento do público.
“Vale destacar que nem todos os participantes tiveram como foco as vendas imediatas; para muitos, o maior valor da feira está na construção de relacionamentos, fortalecimento da marca e exposição em um dos maiores palcos de negócios do Norte de Minas, destaca Gabriel.
Com os resultados da pesquisa, a ACI e a Unimontes reforçam o compromisso de ouvir os diferentes públicos da feira e utilizar essas informações para aprimorar a edição de 2026. “A análise mostra que, embora haja pontos de melhoria, a FENICS mantém-se como referência em geração de negócios, inovação e fortalecimento da economia regional. A escuta ativa de quem participa é fundamental para que a feira continue crescendo e se renovando. Mais do que números, o estudo traduz expectativas e percepções que orientam os próximos passos”, afirma Dra Gislayne Lopes Pinheiro, presidente da ACI.
FALE COM A GENTE
Siga-nos