Montes Claros sanciona Lei Florescer da Autoestima da Mulher

Nova data no calendário oficial valoriza o autoconhecimento e a força feminina
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, sancionou neste 18 de agosto a Lei que institui o Dia Florescer da Autoestima da Mulher no calendário oficial do município, a ser celebrado em 21 de setembro. A legislação, de autoria do vereador Paulo César Landim, prevê a realização de feiras, palestras, oficinas, ações educativas e eventos que fortaleçam o bem-estar, o autoconhecimento e a autoconfiança das mulheres montes-clarenses.
O prefeito destacou o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que transformam a vida das mulheres e geram impacto positivo em toda a sociedade. “Essa lei tem um significado profundo, pois trata de algo essencial, que é a autoestima. É fundamental que o poder público esteja ao lado das mulheres, criando políticas que as fortaleçam, não apenas no campo profissional, mas em todas as áreas da vida”, afirmou Guilherme Guimarães.
A vice-presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACI, Cybelle Medrado, ressaltou que a lei será um marco para o empreendedorismo feminino e para o fortalecimento da autoconfiança. “O Dia Florescer da Autoestima da Mulher será uma oportunidade de reforçar a importância do autocuidado, do amor-próprio e de um olhar especial para a força da mulher que constrói, empreende e transforma a sociedade”, destacou.
O vereador Paulo César Landim, autor da proposta, enfatizou a relevância da aprovação. “Esse projeto nasceu do diálogo com a Câmara da Mulher Empreendedora e reflete a necessidade de termos, em nosso calendário, uma data que valorize e dê visibilidade à autoestima feminina. Queremos que este seja um movimento permanente de conscientização e apoio às mulheres”, disse.
Diretora plena da Federaminas Mulher, além de diretora da ACI, Ariane Galdino, lembrou que a lei já vem sendo aplicada em outras cidades de Minas Gerais, onde tem conquistado espaço e credibilidade. “Com o forte ecossistema das associações comerciais e de suas câmaras e conselhos das mulheres empreendedoras, temos conseguido aplicar e legitimar a Lei Florescer da Autoestima nas cidades em que já foi sancionada. No estado de Minas Gerais contamos com quatro cidades em que a lei já ganha robustez e temos certeza que em Montes Claros não será diferente. Precisamos apoiar cada vez mais as mulheres a se autoconhecerem, bem como fortalecer sua autoconfiança para que obtenham coragem de acreditar que podem realizar seus sonhos de modo efetivo”, destacou.
A presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, também celebrou a conquista. Para ela, a sanção da lei é um passo importante na valorização feminina. “A autoestima é a base do desenvolvimento humano e, quando fortalecemos a mulher, fortalecemos toda a comunidade. É um orgulho para a ACI participar desse processo de transformação, junto às nossas empreendedoras e lideranças”, afirmou.
Com a instituição da data, Montes Claros se une a outros municípios mineiros que já implementaram o movimento, ampliando as ações de incentivo ao autoconhecimento, autocuidado e empoderamento feminino, pilares para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
FALE COM A GENTE
Siga-nos