Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros

Entrar

26ª FENICS Destaca Potencial Solar no Norte de Minas

Banner

2º  Webinar de Energia Fotovoltaica aborda potencialidades e gargalos no setor

 

Na programação da 26ª Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços – FENICS, de 05 a 07 de outubro, terá um dia especialmente reservado para falar sobre energia fotovoltaica. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros coloca em foco um dos maiores potenciais da atualidade na região, a energia solar. Com o apoio da ADENOR - Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas, o 2º  Webinar de Energia Fotovoltaica, será no dia 07, quinta-feira, com a reunião de especialistas e investidores para evidenciarem o cenário deste segmento no Estado.

 

As mini-palestras terão 10 e 20 min e o início será às 16h50, com o tema "Capacitações em Energia Solar Fotovoltaica no Norte de Minas", com Douglas Ângelo Teixeira, que é Prof. dos cursos de engenharia elétrica e técnico em eletrônica, Coordenador do curso de instalador de sistemas fotovoltaicas. Às 17h, o "Programa de Investimentos da Cemig Distribuição" será apresentado por Alisson Guedes Chagas, que atua como gerente no planejamento da expansão da empresa e Juliana Cardoso Amaral, gerente de relacionamento com clientes na Cemig. 

 

A partir das 17h20, Dra. Bárbara Rubim, fala sobre o "Marco Legal da Geração Própria: mudanças e oportunidades com o PL 5829". Ela é especialista em finanças pela Universidade Federal de Uberlândia, e sócia-fundadora da Bright Strategies e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotolvoltaica-ABSOLAR.  Em seguida, às 17h40, Marina Meyer Falcão, Diretora Jurídica da EGS - Energy Global Solution, da ABGD, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), membro da Comissão de Infraestrutura da OAB Nacional e Diretora do Departamento de Infraestrutura da (FIESP), aborda "Os 5 Ds da Sustentabilidade e o Novo Marco legal da Geração Distribuída". 

 

A questão ambiental relacionada a Geração de energia também será foco do Webinar. A Engenheira Ambiental, Engenheira de Minas e Engenheira de Segurança do Trabalho e Diretora na empresa "JX Ambiental,  Júlia Xavier, ministra a palestra "Fotovoltaica no semiárido mineiro", às 18h. Em seguida, às 18h20, o Engenheiro Eletricista e Rotariano Nelson Fonseca Leite    trata dos "Impactos do Marco Regulatório da Energia Fotovoltaica, no Desenvolvimento Regional". 

 

A programação atende ainda a investidores, com a apresentação de linhas de crédito neste segmento.   Carlos  Genuíno, Diretor de Negócios do Sicoob Credinor e Diretor de Planejamento e Gestão da ADENOR, fala sobre "Financiamento para consórcios e cooperativa de Produtores de Energia Solar", às 18h40. O Presidente da ADENOR, Alexandre Pires Ramos, mostrará das 18h50 às 19h, como será o "Centro de Estudos, Tecnologia e Inovação na área de energias renováveis. 

 

A quinta-feira de FENICS on-line terá live especial sobre a "Atuação das empresas de Energia Eólica no Norte de Minas", com Danilo Colares, da Voltália Energia Eólica, Diana Navas, da Vergnet Energia Eólica, Cássio Reigado que falará a energia eólica na Geração Distribuída no Brasil.  E às 19h30, Waldeir Oliveira, Especialista em Projetos de Usinas avançadas de geração de energia Solar fotovoltaica e Diretor de Operações e Projetos no Grupo EAB Energias, comenta dois casos de sucesso em usinas solares fotovoltaicas de Geração Distribuída. Caso 1: Usina MiniGD na modalidade autoconsumo remoto e Caso 2: Usina MiniGD na modalidade Geração Compartilhada.   

 

Para encerrar o 2º  Webinar de Energia Fotovoltaica, às 19h50, terá uma mesa redonda com Leonardo Vasconcelos, Alexandre Ramos e Walter Abreu, fazendo um apanhado sobre o mercado de energia fotovoltaica, oportunidades e gargalos no Norte de Minas. 

 

A 26ª FENICS on-line tem o patrocínio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Prefeitura de Montes Claros, IDENE, SAM Metais, Câmara de Vereadores de Montes Claros, Laboratório Santa Clara, Sicoob Credinosso e da AMAMS; e apoio do SEBRAE, FAEMG, Colégio Adventista e Trajeto Móveis. Inscrições gratuitas para as palestras ACI/SEBRAE pela Sympla. Confira a programação completa no site fenics.com.br.

Compartilhe

FALE COM A GENTE

Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 232 - Ibituruna, Montes Claros - MG
Segunda a sexta, 08:00 às 18:00 (Horário de Almoço: 12:00 às 14:00)
(38) 2101-3300

Siga-nos