Federaminas: 70 anos dedicados ao fortalecimento do associativismo

ACI de Montes Claros foi uma das entidades fundadoras na década de 1950

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros foi uma das seis Associações Comerciais de importantes municípios mineiros – Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Araguari e Ituiutaba – que, em 1954, tiveram a ideia visionária de criar uma entidade que aglutinasse todo o setor, objetivando unir e fortalecer política e economicamente o empresariado de Minas: a Federaminas.

Assim, em 20 de março de 1954, durante a V Reunião Regional das Classes Produtoras Mineiras, realizada em Uberaba, foi fundada a Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais (Facemg), mais tarde Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas) – quando da gestão do presidente Lúcio Bemquerer (natural de Grão Mogol, no Norte de Minas) e, depois, sob administração do presidente Arthur Lopes Filho, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, conservando-se a mesma logomarca.

Com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento das entidades federadas e, consequentemente, dos empresários que lhes são filiados – em sua maioria de empresas de micro, pequeno e médio portes -, bem como pelo crescimento da economia mineira, a entidade completa 70 anos em 2024.

A ACI, sempre atenta e participante dos movimentos fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de Montes Claros e do Estado de Minas Gerais, tem seu ex-presidente Geraldo Drumond, como Diretor Regional do Norte de Minas. A economia mineira é uma das três principais formadoras do Produto Interno Bruto nacional e a Federaminas tem papel fundamental na implantação de grandes indústrias, como a Refinaria Gabriel Passos, Usiminas, Acesita, Açominas, Fiat Automóveis e tantos outros empreendimentos que geram expressivo volume de empregos e impostos em nosso Estado.

Para a realização desse trabalho, com resultados significativos para o empresariado, o associativismo é o espírito que norteia seus líderes empresariais. Geraldo Drumond destaca que na última reunião da Diretoria da FEDERAMINAS, no final de 2023, foi apresentado um plano de modernização da entidade com processos, indicadores e metas para os grupos de trabalho, com a revisão da ideologia e do planejamento estratégico para os anos de 2024 e 2025.

“Estamos todos imbuídos no propósito de profissionalizar e fortalecer as associações comerciais, visando unir esforços para garantir a sustentabilidade da Federaminas, com tudo o que o associativismo representa no desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais”.