Missão técnica vai ao sul do país conhecer polo de startups
Uma missão do Norte de Minas esteve em Florianópolis, conhecendo um dos principais ecossistemas de inovação do país

Publicada em 18/07/2018 19:04
Edenilson Durães e Renan Teixeira, representantes da ACI na missão técnica

Missão técnica vai ao sul do país conhecer polo de startups

Há muito tempo, o mercado deixou de ser local e passou ser mundial, com um consumidor cada vez mais exigente. Por isto é preciso se conectar com empresas transformadoras e buscar tendências mundiais. No período de 10 a 13 deste mês, uma missão do Norte de Minas esteve em Florianópolis, conhecendo um dos principais ecossistemas de inovação do país.

Mais de 1.500 participantes entre CEOs, investidores, empresários; estiveram presentes no Startup Summit para se conectar, criar oportunidades de negócios, aprender sobre empreendedorismo e discutir inovação e tecnologia.  "Conhecer o excelente trabalho realizado em Florianópolis nos possibilitou um rico aprendizado. Voltamos energizados e com muitas ideias para contribuir com a melhoria do nosso ecossistema", afirma Edenilson Durães, diretor da ACI e um dos integrantes da Missão.

Cada vez mais, há a compreensão de que, quanto mais uma grande empresa está perto dos ecossistemas de inovação, mais ela percebe quais são as inovações que estão surgindo e podem afetar seu modelo de negócio, quais startups ela pode trazer para a sua cadeia de valor e quais ela pode investir e se tornar parceira.

Além do Startup Summit, o grupo com representantes da Associação Comercial, de Faculdades e de instituições (FUNDETEC e SEBRAE) de Montes Claros e Janaúba participou de visitas técnicas a empresas e instituições que fazem a capital do Estado de Santa Catarina ser reconhecida como um dos melhores lugares para se empreender no país.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o maior número de startups no país está concentrado nos estados de São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9,7%). Entre as capitais, destacam-se em números absolutos São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas quando se considera a proporção de startups em relação ao número de habitantes, Florianópolis desponta na liderança.

Por ser uma ilha, onde não podem ser instaladas indústrias, Florianópolis deu uma guinada para o mundo do empreendedorismo e se consolidou como um dos polos de inovação tecnológica do país e já vem sendo chamada de ilha do Silício brasileiro, em referência à região dos Estados Unidos que concentra as grandes empresas norte-americanas de tecnologia.

Renan Teixeira, presidente da ACI Innovation, ficou impressionado com o Ecossistema de inovação de Florianópolis. “Entendo que o posicionamento das empresas em relação a inovação e colaboração tem facilitado para a chegada de investidores, aceleradoras e fundos de investimento, o que faz com que empresas e startups tenham crescimentos "explosivos" de 300, 500 até 800% em poucos anos. Acredito que esse Ecossistema deve ser uma referência para Montes Claros e o Norte de Minas, como modelo para explorar ainda mais a tecnologia e inovação como modelo de negócios”, conclui.

1  2  3   próximo >>

[email protected] - (38) 2101-3300 WHATS APP (38) 8404-3380