II Café com Elas
Como se expressa a mulher de sucesso

Publicada em 02/05/2018 12:57
Mariela Parolini há 20 anos desenvolve projetos que objetivam o “expressar com excelência"

Atualmente, existem no Brasil 5 milhões a mais de mulheres do que homens; elas representam 52% dos novos empreendedores. Numa coisa, todas as pesquisas são unânimes, a mulher possui qualidades únicas no modo de empreender. A sensibilidade e a forma de se comunicar são o diferencial da mulher empreendedora, características que ajudam a empresa a prosperar de maneira sólida e natural. Pensando nisso, a ACI realiza, no dia 08 de maio, a segunda edição do evento Café com Elas, com o tema “Como se expressa a mulher de sucesso”, palestra de Mariela Parolini. O evento será no Favoritto Jardins, das 8h às 11h, no Bairro São Luís. Mais informações para convites, 38 - 2101 3310.

“A mulher vive um momento único no ambiente profissional. Ocupando cada vez mais espaços nas lideranças das empresas, elas podem se beneficiar das suas múltiplas faces e afirmar seu poder de realização”, afirma Mariela, que possui mais de 20 anos desenvolvendo projetos que objetivam o “expressar com excelência” por meio de coaching, palestras, consultorias, assessorias e workshops. Ela defende que “ao se expressar, a mulher pode mostrar segurança, ousadia e firmeza, sem perder a humildade e a feminilidade”.

A mulher possui algumas características que até bem pouco tempo eram consideradas fraquezas. Hoje, elas não somente se somam às técnicas obtidas a partir da educação formal, mas são consideradas essenciais no processo produtivo de todas as empresas. Por exemplo: a sensibilidade, alto grau de criatividade, versatilidade, percepção aguçada, jogo de cintura em situações conflitantes, entre outras mais, que a maioria dos homens esconde ou afogou para não parecerem frágeis.

"O mercado de trabalho está se curvando ante as características tipicamente femininas. Há poucas décadas as empresas solicitavam executivos técnicos e exatos, não valorizava a sensibilidade, a afetividade, o senso de justiça e a integração e participação", pontua Jacqueline Reis, coordenadora do setor comercial da ACI. "O que se vê hoje são empresas despertando para este lado dito feminino e, principalmente, para o ganho material proporcionado ao agregar estes valores às suas companhias".

A comunicação é um grande desafio para o sucesso feminino

No momento de empreender, a liderança toma à frente de qualquer situação testando a palavra, o tom de voz, as condições de verbo e as informações que conduzem a mensagem desejada. A comunicação, em comportamento, gestos, imagem, texto, fala, enfim, conduz a intenção de uma líder e efetiva ou não de fato essa tal liderança.

De acordo com a programação, os temas abordados serão: O novo cenário corporativo; O impacto da mulher nas organizações, sociedade e hábitos de consumo; A identidade feminina como diferencial competitivo; A capacidade de mediação e empatia; O resgate da feminilidade; As palavras de poder da liderança feminina.

"Nesse sentido é que surge o grande desafio das mulheres: comunicar com firmeza e ao mesmo tempo com o amor que diferencia a energia feminina. Então, comunicar com firmeza e amor, com a classe e sutiliza, ao mesmo tempo, é um grande desafio para a mulher moderna e líder", finaliza Mariela.