Pagina Inicial Pagina Inicial Sobre a ACI Montes Claros Ações da ACI Montes Claros Revista ACI Montes Claros Contato ACI Montes Claros Siga-nos no Twitter ACI Montes Claros Siga-nos no Facebook ACI Montes Claros Pagina Inicial
Montes Claros poderá sediar indústria de painéis fotovoltaicos
A Agência de Desenvolvimento trabalha para atrair investimentos no setor para o nossa região

Publicada em 23/02/2018 20:38
 
O Norte de Minas é atestadamente uma das regiões mais propícias para investimentos em energia renovável do Brasil, especialmente a fotovoltaica, que está com estudos adiantados e demanda crescente. Nesta sexta-feira, 23, a ADENOR – Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas- juntamente com o Idene, reuniu entidades, bancos de fomento, poder público municipal e estadual, com investidores do Paraná e do Mato Grosso para discutirem sobre a implantação de uma fábrica de painéis solares em Montes Claros.
O grupo de empresários está fazendo o estudo e prospecções  a partir das informações coletadas em reunião realizada com o governo do Estado no dia 22 de fevereiro, na cidade Administrativa. Na visita à cidade, observam ítens, como infraestrutura, incentivos fiscais, mão de obra e potencial do negócio, para definir se instalam a fábrica de placas fotovoltaicas em Montes Claros. Durante a reunião, o presidente da Alfar Industria Brasileira de Energia Fotovoltaica, Antônio Barbara, afirmou que “o investimento pode ultrapassar os 100 milhões de reais. Temos kits completos, transformadores, inversores etc. Vemos aqui uma união muito forte das lideranças e queremos que todos participem do empreendimento como acionistas também, por sermos uma S/A.” 
O Deputado Estadual Paulo Guedes destacou que “a região está em franco crescimento e o governo tem se colocado à disposição para incentivar investidores que desejam se instalar no Norte de Minas”. 
O Prefeito Humberto Souto também se prontificou a ajudar no que for necessário para atrair mais empresas. “Estamos acompanhando todas as iniciativas da Adenor, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo secretário Edilson Torquato, a fim de apoiar as ações que impactam positivamente a cidade, com geração de emprego e renda”. 
Estiveram presentes na visita dos empresários, representantes da ACI, AMAMS, CODEMC, FIEMG, Prefeitura,  Fundetec, IFNMG, BNB, Sicoob Credinor, técnicos, investidores e profissionais que atuam no setor. Rômulo Labate é consultor de projetos no agronegócio e atesta que “estudos da Cemig mostram a vocação do Norte para a energia fotovoltaica. Pela boa infraestrutura de redes de energia, a procura está sendo grande, atualmente assessoro projetos de até 1 milhão de reais”. 
Ainda durante a reunião, os investidores puderam tirar dúvidas sobre o diferencial das taxas de crédito dos bancos oficiais, como o Banco do Nordeste. Demétrius Monteiro, gerente, destaca que flexibilizar ainda é um desafio, porém, temos empreendimentos como o da Alpargatas e Nestlé, empresas que têm um nível alto de governança, facilitando os trâmites de negociação. Em 2018, o BNB passou a utilizar taxas de cerca de 5,5% ano, mas competitivas que outras do mercado”. 
Para o presidente da Adenor, Alexandre Pires Ramos, esta iniciativa é apenas uma de muitas que seguirão a mesma linha de união das entidades, a fim de fortalecer a região. “Conseguimos agregar todos em direção ao sol, com o potencial da energia fotovoltaica. É visível que esta fábrica deverá vir para a cidade, seria interessante até sermos parceiros do empreendimento. A Agência manterá a estratégia do trabalho integrado, prospectando negócios e divulgando o potencial do Norte de Minas para todo o país. Em abril, teremos um roda de negócios em Portugal a fim de articular cooperação e trazer força nova e mais negócios”.

Comente usando seu Facebook

Notícias selecione uma categoria    ou digite uma palavra  
Mostrando de 1 a 5 de 100 registros encontrados.





 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11   próximo >>  Último


















Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia ACI Montes Claros ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | SERVIÇOS | NOTÍCIAS | FALE CONOSCO
Rua Carlos Gomes, 110, Centro, Montes Claros (MG) Cep 39.400-042
[email protected] - (38) 2101-3300 WHATS APP (38) 8404-3380