Empresários discutem potencialidades de usinas fotovoltaicas na região
ADENOR aponta oportunidades de negócios e de investimentos no setor para o Norte de Minas

Publicada em 21/02/2018 20:39

O Norte de Minas se destaca por ser a melhor região do país para implantação de projetos de energias renováveis, especialmente, a fotovoltaica. Nessa terça, 20 de fevereiro, a Adenor - Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas, com o apoio da Associação Comercial Industrial de Serviços de Montes Claros, Codemc, Fiemg e da Fundetec, reuniu técnicos, investidores e profissionais do setor para discutirem os avanços na implantação das usinas na região.

Estudos apontam o Norte de Minas como local de melhor local do país para instalação de empreendimentos fotovoltaicos, devido ao alto índice de insolação, disponibilidade de áreas com desembaraço fundiário e malha de distribuição sendo ampliada, o que reflete a cada ano em geração de negócios e empregos. Uilton Rocha, responsável técnico do projeto de energias renováveis pela Adenor, afirma que "a reestruturação do planejamento das linhas de transmissão pela EPE - Empresa de Planejamento Energético, vinculada ao MME - Ministério das Minas e Energias e Cemig, era o maior gargalo quando o projeto foi iniciado”.

Atualmente, com todos os lotes leiloados, estão sendo construídos 6000 km de linhas de transmissão, sendo que grande parte passa por nossa região, e já em fase inicial de implantação, os investimentos contratados para os próximos cinco anos estão na ordem de 18 bilhões de reais. O mapeamento com georeferenciamento de 120 áreas propícias cadastradas para instalação de unidades de geração de energia será disponibilizado no Portal de Energia Solar da Adenor, além do cadastro de fornecedores de serviços e fabricantes de insumo. “Minas Gerais será, em breve, exportador, ao invés de importador de energia, resolvendo definitivamente a falta de carga da região para novos investimentos produtivos", frisa Uilton.

O empresário Leandro Guedes apresentou os resultados do investimento da rede de Drogarias Minas Brasil em energia fotovoltaica. “No setor privado, este é o maior empreendimento na região. Em 2015 iniciamos os estudos e a instalação das placas fotovoltaicas, com 3,2 milhões de reais investidos em 2084 placas, em 12 lojas. Percebemos uma redução de 85% no gasto com energia elétrica, dessa forma, a partir de agora a expectativa é de pagar todo investimento em até 60 meses e contabilizar apenas as vantagens da energia solar”.

Ainda durante a reunião, José Henrique Diniz apresentou o roteiro para a criação do Centro de Excelência de Energia Fotovoltaica na Fundetec, que objetiva facilitar a captação de investimentos no setor. Participaram também como palestrantes, representantes das empresas PROREC e Facilita que atuam na geração distribuída com os números das instalações no Norte de Minas. No dia 23 de fevereiro, a Adenor e entidades parceiras se reunirão com o Governo de Minas, para discutirem sobre a implantação de uma fábrica de painéis solares em Montes Claros.

1  2  3  4  5  6  7   próximo >>