Fenics bate recorde de público e marca a retomada da economia regional
Expositores comemoram os bons resultados na 22ª edição da feira de negócios

Publicada em 21/09/2017 18:26

Cerca de 100 mil pessoas estiveram nos quatro dias da 22ª FENICS - Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros, evento realizado pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – e a Federação das Indústrias de Minas Gerais, FIEMG Regional Norte. O grande público e a satisfação dos expositores marcam a recuperação da economia regional. O empresariado já está animado para a 23ª edição, em 2018.

Os maus agouros da crise parecem ter sido dissipados nesta edição. A feira cresceu cerca de 20% e trouxe novidades que agradaram em cheio ao público da Fenics. Os diretores da ACI estiveram na feira todos os dias e sentiram o clima de satisfação com os negócios. Dr. Newton Figueiredo, presidente da ACI, destaca a importância da feira para realizar networking com pessoas estratégicas, fortalecer a marca, lançar produtos e fomentar promoções. “São quatro dias que mostram o potencial empreendedor dos expositores, mas a feira tem resultados o ano inteiro”.  “Mais de 100 milhões em negócios e expositores se preparando para a feira no ano que vem, com espaço maiores, são a tônica desta edição”, afirma Leonardo Vasconcelos, vice-presidente da ACI e da Fiemg Regional Norte.

Em comparação com 2016, o evento cresceu cerca de 20%. A Fenics é ideal para lançar marcas, visto a qualidade do público, que abrange pessoas de diversas faixas etárias, das classes A, B e C. Joelson Lisboa, diretor da empresa Cerâmica Telhas Salinas, está muito satisfeito, pois conseguiu triplicar seus clientes. “Em 2018, vamos voltar com um mix maior de produtos e lançar uma loja de acabamentos. O investimento na Fenics ficou de graça perto do retorno que tivemos em 4 dias de negócios”.

Gilberto Gualter da empresa Parque dos Montes também engrossa o coro de quem fez bons negócios. “Em quatro dias, tivemos mais 1000 cadastros de clientes em potencial. A Fenics é uma excelente vitrine para nossa marca. A feira devia ser duas vezes ao ano”, sugere. Pequenos empreendedores também tiveram espaço na feira, como José Fábio, da Cooperativa Grande Sertão. Ele lançou uma cerveja artesanal sabor coquinho verde. “Fizemos negócios com outros expositores para distribuição na cidade e o produto chamou bastante a atenção de todos. A feira atendeu bem nossa expectativa”.

Os espaços Franquia e Energia Fotovoltaica foram as novidades que despertaram a interesse de grandes investidores. A Saudalys Franchising reuniu suas marcas, Sorrisus, Machina, Protesys e Clínicas Life com as empresas Don Barbone, Laab e Guacuí Turismo e mostrou o potencial das franquias. Carlos Corrêa, diretor da Guaicuí Turismo, diz que “a feira foi excelente para os negócios, com muitos cadastros e procura por pacotes de viagens internacionais. Com 18 anos de mercado, talvez esta seja a hora de franquear nossa marca, por sua credibilidade junto aos clientes”, conta.

Proatividade

Luiz Felipe, gestor de lojas do Sorvete Amigo, também expôs pela segunda vez e conta sobre esta nova experiência. “Depois do sucesso em 2016, a sorveteria conseguiu se firmar como franquia e veio para a feira com uma estratégia mais apurada, focada na divulgação das novas lojas e um estande maior para atender à demanda do público”.

Os expositores investiram no layout dos estandes e a feira conseguiu agradar a todos os tipos de público, desde jovens com Djs e jogos eletrônicos, robôs, até os adultos que estavam ávidos por novos investimentos, como as palestras e workshops de energia fotovoltaica e gestão empresarial 4.0. O engenheiro Douglas Teixeira participou de palestras e elogiou os estandes. “A organização da Fenics é um fator de sucesso do evento, estou surpreso com a quantidade de público”.

Patrícia Pinho, expositora há dez anos, ressalta que tudo o que é preparado na Fenics tem retorno para a empresa, seja como reforço de marca, seja como novos mercados. “A atitude que diferencia uma empresa de outra passa pela crença de que temos de ser proativos, buscar soluções e criar oportunidades, e a Fenics representa tudo isso. Já tenho novas ideias para 2018”.

O presidente da ACI frisa que o apoio da Alpargatas, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Câmara Municipal de Montes Claros, Cemig, Copasa, Hipolabor, Idene, Inter TV Grande Minas, Laboratório Santa Clara, Lafarge Holcim, Novo Nordisk, Prefeitura de Montes Claros, Sebrae, Sesi, Sicoob Credinosso, Sicoob Credinor,  e Transamérica foi essencial para a Fenics acontecer e ser acessível a pequenas, micro e grandes empresas.

“O esforço exercido na medida certa nos contempla com todas as sinalizações: imprensa, corpo de bombeiros, parceiros, assessoria de comunicação, público e, sobretudo, a democratização no relacionamento da nossa dinâmica equipe de diretores e colaboradores. Resultados que superam com folga nossas expectativas, certamente creditados a todos os segmentos que participaram da Feira. A empresa Continue´s atuou com seus profissionais na ouvidoria do evento, aguardamos os resultados e sugestões espontâneas para nos aperfeiçoar em 2018”.

1  2  3  4  5  6   próximo >>