Pagina Inicial Pagina Inicial Sobre a ACI Montes Claros Ações da ACI Montes Claros Revista ACI Montes Claros Contato ACI Montes Claros Siga-nos no Twitter ACI Montes Claros Siga-nos no Facebook ACI Montes Claros Pagina Inicial
História

Primórdios

A história da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros tem início no princípio do século. Em 1905 foi uma entidade patronal, por iniciativa de Antonio Augusto Teixeira. O ideal, porém, não obteve o êxito esperado. Entretanto, serviu como semente que seria posteriormente fecundada nas sóbrias mentes de empresários seguidores do espírito de cooperação, de união e, principalmente, de solidariedade. O certo é que esta primeira entidade associativista não chegou a dar muitos passos, dadas às inúmeras dificuldades de se conseguir, à época maiores informações acerca do funcionamento de uma entidade associativa, sem fins lucrativos, e de congraçamento da classe. A ideia estava lançada.

A segunda tentativa

Em 12 de setembro de 1920, o espírito de união, renovou quando o Professor Cícero Pereira conseguiu reunir alguns negociantes que retomaram o ideal. E naquele ano, foi formada oficialmente a primeira associação de Montes Claros, idéia lançada 15 anos atrás.

Nomes importantes integraram a lista de diretores daquela associação, ficando assim constituída:

Presidente: Francisco Ribeiro dos Santos

1° Vice-Presidente: José Augusto de Castro

2° Vice-Presidente: Francisco Peres de Souza

1° Secretário: Joaquim Rabelo Júnior

2° Secretário: João Catoni

Tesoureiro: Carlos Versiani dos Anjos

Conselho Fiscal: Antonio Pereira dos Anjos, Carlos Pereira dos Santos Herculano Trindade, Olímpio Dias de Abreu e Etelvino Teixeira de Carvalho.

Mesmo conseguindo benefícios à sociedade como o fechamento do comércio até ao meio dia aos domingos, numa época em que as leis trabalhistas ainda demorariam 22 anos para aportar no Brasil, a associação não foi adiante. Em 1935 ela já não mais existia, pois em 14 de janeiro daquele ano, foi fundado outro órgão também nomeado como Associação Comercial de Montes Claros e o seu primeiro presidente foi João Paculdino Ferreira. A fundação de uma Escola de Comércio foi a primeira e o mais importante empreendimento desta, pois anualmente formavam turmas de contadores, melhorando a organização de novos comércios na cidade. Entretanto, mais uma vez a Associação encerrou as atividades.

O nascimento da atual ACI

A criação da atual entidade foi inicialmente discutida em reuniões do Rotary Club de Montes Claros, único clube existente na cidade. A necessidade naqueles últimos meses de 1949, a Associação renasceu, tendo o seu primeiro presidente o Dr. Plínio Ribeiro dos Santos, sendo posteriormente substituído por Antônio Loureiro Ramos. E esta sobrevive com êxito até os dias atuais. A sua primeira sede inaugurada, no dia 16 de julho de 1955, cuja solenidade contou com a presença do então governador, Clóvis Salgado.

Durante estes anos, a ACI vem lutando por melhorias coletivas sempre com o espírito de união e cooperação. Desde a sua fundação, em 31 de dezembro de 1949, a Entidade tem sido a mais forte e representativa das associações profissionais e econômicas do norte-mineiro. Sempre envolvida com as questões políticas e administrativas da cidade, a Associação tem trabalhado diuturnamente para trazer o desenvolvimento e progresso para Montes Claros e Norte de Minas.


Comente usando seu Facebook

Institucional
Diretoria da ACI 2017 / 2020    
Galeria de Ex Presidentes    
História    
Mensagem ao empresário associado    
Missão e Visão    
Potencialidades Montes Claros    
Principais Ações    
Sobre a ACI    









Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia ACI Montes Claros ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | SERVIÇOS | NOTÍCIAS | FALE CONOSCO
Rua Carlos Gomes, 110, Centro, Montes Claros (MG) Cep 39.400-042
acimoc@acimoc.com.br - (38) 2101-3300 WHATS APP (38) 8404-3380